www.cozinhadamarcia.com.br

O Cine Livraria Cultura irá sediar a primeira edição da Mostra DOC Gastronômica, evento que apresentará documentários e curtas-metragens relacionados a formas de produção e consumo de alimentos, história da alimentação, hábitos alimentares e suas consequências na sociedade atual e no planeta. Serão cerca de 20 produções nacionais e estrangeiras, exibidas em quatro sessões diárias, entre 23 e 25 de setembro, a partir das 18 horas.

Organizada pela HB Filmes – produtora do cineasta Hector Babenco – e apoiada pela Università di Scienze Gastronomiche, da Itália, a Mostra DOC Gastronômica tem curadoria da gastrônoma e sócia da HB Filmes, Janka Babenco. Para ela, “o objetivo do evento é promover um debate diferenciado sobre gastronomia, trazendo à tona questões que vão desde as esferas econômicas mundiais até as relações socioculturais locais, levantando temas que envolvem as pessoas e seu envolvimento com a comida”.

Muito além de receitas e histórias de pessoas ao entorno de mesas fartas, os filmes selecionados para essa mostra tratam da identidade cultural por meio da alimentação regional, de antropologia e filosofia, e dos meios de produção e distribuição: o que a população consome, de que forma consome e porque abre mão de determinados alimentos. “A Mostra DOC Gastronômica trará ao grande público informações sobre as possibilidades de se manter uma relação equilibrada com a comida por meio do conhecimento”, de acordo com Janka.

Gratuito e independente, o evento pretende alcançar não só profissionais da gastronomia e do audiovisual, mas estudantes, donas de casa, profissionais de comunicação, produtores de hortas orgânicas, comerciantes e restauranteurs, formadores de opinião e profissionais liberais de maneira geral. Além disso, os organizadores fecharam parceria com a ONG Banco de Alimentos, que estará presente em todas as sessões vendendo seus produtos e recebendo apoio para suas iniciativas por meio de doações em dinheiro e/ou pelo Programa Nota Fiscal Paulista.

Sobre os organizadores:

HB Filmes – Empresa de produção cinematográfica, fundada por Hector Babenco nos anos setenta que, desde então, tem se dedicado à atividade cultural. É internacionalmente conhecida por produzir e ser consultora especial de inúmeras produções estrangeiras que foram realizadas no Brasil. Também se dedicou à atividade teatral produzindo peças no eixo Rio-SP e o seriado Carandiru, da Rede Globo. Atualmente, além de novos projetos cinematográficos do diretor Hector Babenco, criou e está produzindo o projeto Mostra DOC Gastronômica.

 

Janka Babenco – Formada em Direito na PUC-SP, atua desde 1996 na área de marketing, comunicação e projetos culturais. Com especializações nas áreas de patrimônio cultural pela Universidade Federal de Pernambuco, e gastronomia e turismo na Universidade de Ciências Gastronômicas na Itália, atualmente desenvolve o projeto Mostra DOC Gastronômica com a empresa HB Filmes, da qual é sócia.

Confira a programação:

 

 

 

 

Sobre os filmes:

 

Meatrix

Direção: Louis Fox

EUA, 2003, 4 min

Junte-se a Leo, o porco que se pergunta se ele é “o escolhido”; Chickity, a galinha defensora; e Morpheus, o boi que expõe os problemas da agricultura industrial, tornando o mundo mais seguro por meio da agricultura familiar sustentável.

SEG. 23, 18h

 

Truck Farm

Direção: Ian Cheney

EUA, 2011, 48 min

 

Truck Farm conta a história de uma nova geração de fazendeiros urbanos. Os espectadores são levados pelas ruas de Nova York para conhecer algumas fazendas urbanas e descobrir se a maior cidade dos Estados Unidos pode aprender a se alimentar. Misturando assuntos sérios e sérias bobagens, Truck Farm incentiva o espectador a ponderar sobre o futuro da agricultura urbana.

SEG. 23, 18h

 Um armazém das antigas

Direção: Rusty Marcellini

Brasil, 2010, 7 min

A Mercearia Paraopeba é um armazém de secos e molhados, situado em Itabirito, Minas Gerais, que resgata tradições e a simplicidade das mercearias do passado. Seu José e o filho, Roninho, administram o local seguindo o modelo de seus antepassados, comercializando produtos da região, aceitando a “troca” como moeda de pagamento e anotando compras num velho caderninho, sempre com muita paixão e respeito pelos semelhantes.

SEG. 23, 19h15

 O mineiro e o queijo

Direção: Helvécio Ratton

Brasil, 2011, 70 min

Documentário político e poético, O mineiro e o queijo conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas, no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção de queijo artesanal em todo o estado.

SEG. 23, 19h15

 The Raw and The Cooked

Direção: Monika Treut

Alemanha, 2012, 83 min

O cru e o cozido é uma expedição por meio das tradições culinárias de Taiwan, mostrando de perto como a comida está conectada com as várias culturas dessa ilha multiétnica, em um percurso que cruza sete comunidades.

SEG. 23, 20h50

 

Trilogia Massimo Bottura – Tutte le Lingue del Mondo, We Are the Revolution & Il Ritorno

Direção: Roberto Rabitti

Itália, 2010/2012, 30 min

Um chef que busca na arte, na paisagem e na tradição as referências e a inspiração de seus pratos na Osteria Francescana – restaurante 3 estrelas Michelin e o terceiro melhor restaurante do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2013.

SEG. 23, 22h30

 Taste the Waste

Direção: Valentin Thurn

Alemanha, 2011, 90 min

Um documentário sobre o desperdício global de alimentos. Por que jogamos tanta comida no lixo? Como podemos desperdiçar menos? Da fazenda à nossa mesa, metade dos alimentos acaba no lixo. Questões importantes e uma visão crítica sobre lixo, fome, sustentabilidade e o futuro.

TER. 24, 18h

 Mugaritz B.S.O.

Direção: Felipe Luis Ugarte & Juantxo Sardon

Espanha, 70 min

Que som tem um prato de alta cozinha? No restaurante estrelado Mugaritz, no País Basco, o chef Andoni Aduriz cria as mais incríveis e inusitadas receitas. Como parte de um extraordinário projeto, o músico e diretor de cinema Felipe Ugarte compõe uma “trilha sonora” para esses pratos.

TER. 24, 19h50

 The Perfect Oyster

Direção: Craig Noble

Canadá, 2010, 6 min

Na costa da província de British Columbia, no Canada, vive um ostreicultor comprometido com o cultivo da ostra perfeita. Brent Petkau define essa perfeição pela integridade de sua maricultura, o gosto umami de suas ostras e, obviamente, o erotismo dessas luxuriosas gotas de alimento.

TER. 24, 21h20

 Trilogia Epicure – The Benevolent Butcher: Bacon, The Benevolent Butcher: Doughnuts & Paloma

Direção: Scott Pitts

EUA, 2012/2013, 10 min

Um delicioso bacon, uma rosquinha de dar água na boca e a pura luxúria de um drink são os temas dos curtas-metragens que compõem essa trilogia.

TER. 24, 21h20

 Sushi, Handcrafted Happiness

Direção: Seonghye Kim & Jun Ogura

Japão, 2012, 50 min

A delicadeza e os detalhes de um sushi perfeito.

TER. 24, 21h20

 Dabbawala – The Lunch Box Miracle

Direção: Antje Christ

Índia, 2007, 50 min

Todos os dias, na megalópole indiana de Mumbai, um milagre da logística acontece: 100 mil almoços são entregues pelos dabbawalas, entregadores que encontram seu caminho pelo caótico trânsito da cidade e o entregam à pessoa certa. Os dabbawalas formam uma orgulhosa categoria e fazem o impossível acontecer, por meio de uma longa e infalível cadeia de entregas.

TER. 24, 21h50

 Divine Pig

Direção: Hans Dortmans

Holanda, 2010, 58 min

Como Dorus está chegando ao seu segundo ano e crescendo, seu dono tem que decidir se ele ama mais o seu porco ou a sua carne. Apesar de sua popularidade, muitos pensam que porcos são sujos. Divine Pig olha de perto esse animal tão controverso, desafia nossos sentimentos sobre porcos e o destino de Dorus.

QUA. 25, 18h

 The Mud and the Blood

Direção: George Motz

EUA, 12 min

 

A lama e o sangue é um curta que mostra que catar e assar ostras são uma especialidade do sul dos Estados Unidos, e um dos melhores lugares para se deleitar com essa iguaria são as baixadas da Carolina do Sul.

QUA. 25, 19h35

 Salva la Cozza

Direção: Ascanio Petrini

Itália, 2011, 43 min

O hábito e a tradição de comer mexilhões, polvos e lulas crus na cidade de Bari, na Puglia, sul da Itália, pode ser considerado selvagem. A importância e o impacto cultural desse costume estão se perdendo. Salva la Cozza é um documentário que traz uma visão poética e realista dessa identidade barese e mostra a força de um hábito tão especial.

QUA. 25, 19h35

 Sugar Shack

Direção: James Boo & Ian Parker

EUA, 2012, 12 min

As “cabanas de açúcar” são um patrimônio cultural em Quebec, no Canadá. A Sucrerie de la Montagne é uma lenda quebequenha, apresentada nesse documentário por meio da exploração do negócio, da cultura, da tradição e da comida de uma fazenda canadense de xarope de bordo, preservada por Pierre Faucher – o franco-canadense mais interessante do mundo.

QUA. 25, 20h50

 Mexican Cuisine

Direção: Fran Guijarro

México, 4:08 min

Na Califórnia, que é o estado com a maior comunidade de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, existe uma cozinha com um significado mais profundo: o de quem faz a comida.

QUA. 25, 20h50

 

Ramen Dreams

Direção: Michael McAteer

EUA, 7:30 min

Um homem deixa tudo para trás para seguir seu sonho: ramen! Keizo Shimamoto segue seu sonho de ramen até um pequeno restaurante em Tóquio.

QUA. 25, 20h50

 Artisan Baker

Direção: Una Morera

EUA, 2012, 8 min

Misturando filosofia e paixão pela comida, a terceira geração de padeiros artesãos italianos discutem a produção e o consumo de comida feita com amor.

QUA. 25, 20h50

 Oma & Bella

Direção: Alexa Karolinski

Alemanha, 75 min

Documentário sobre duas senhoras, sobreviventes do holocausto, que moram em Berlim, cuja conexão com o passado, o compromisso com o presente e as esperanças para com o futuro estão intrinsicamente ligados à comida que preparam. Com humor, histórias interessantes e uma enorme dedicação aos pratos de sua infância, elas discutem tradições, memórias e identidade.

QUA. 25, 21h40

 MOSTRA DOC GASTRONÔMICA

Data: De 23 a 25 de setembro

Horário: a partir das 18h

Local: Cine Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional

 

Mais informações para a imprensa:

Camila Azenha | 11 3170-4033 ramal 2390

[email protected]